Raiva

Raiva é uma condição de frustração nascida da falta de poder sentida pelo ego.
Um guerreiro samurai ousado e jovem sentou respeitosamente diante do mestre ancião zen e perguntou "Mestre , ensina-me sobre o céu e o inferno". O mestre abaixou a cabeça em desgosto e disse "Lhe ensinar sobre céu e inferno? Por que? Eu duvido que você pode sequer aprender a manter a sua espada sem enferrujar! Seu tolo ignorante! Como você ousa supor que você poderia entender qualquer coisa que eu possa dizer!" O ancião continuou e continuou, tornando-se ainda mais ofensivo, enquanto o jovem de início ficou confuso mas depois a raiva veio quente, subindo a cada minuto.



"Qual mestre ou não mestre que pode insultar um samurai, e viver? Por fim, com os dentes cerrados e o sangue fervendo em fúria, o guerreiro cegamente desembainhou a sua espada e se preparou para acabar com a língua afiada do velho e com sua vida em um segundo. O mestre olhou direto nos olhos dele e disse "Isto é o inferno. "No ápice de sua raiva, o samurai percebeu que este realmente era o seu ensinamento. O mestre o havia empurrado em um inferno, impulsionado pela raiva descontrolada e pelo ego.

"O jovem, profundamente humilhado, embainhou a espada e se curvou ao seu grande mestre espiritual. Olhando para o rosto sorridente do idoso sábio, ele sentia mais amor e compaixão que ele nunca tinha sentido em sua vida, entao seu mestre levantou o dedo indicador, como faria um professor, e disse "Isto  que é o céu."

Comentários

Postagens mais visitadas