Criatura de Hábitos


Não há dúvida de que todos somos criaturas cheia de hábitos. Uma grande parte do que fazemos, como nos sentimos, falamos, relacionamos, é simplesmente hábito. Um santo tem hábitos divinos, um criminoso tem hábitos criminosos. Eu não quero usar a palavra "pecador". Pensar em si mesmos como pecadores já tem causado muito dano às pessoas. Eu não concordo com a idéia de pecado, exceto quando os Vedantas dizem: "...o pecado de ser ignorante de sua natureza divina".



Habitos nos controlam tão fortemente que é dito que podemos realmente mudar o nosso destino mudando nossos hábitos. Segundo a sabedoria yogue antiga, existem seis áreas específicas de comportamento habitual para serem alterados:
  1. jeito de caminhar
  2. maneira de falar
  3. maneira de se vestir
  4. forma de lidar
  5. forma de comer
  6. forma de adoração
Claro, a melhor maneira de quebrar um hábito é substituí-lo por um diferente.Este é uma forma prática iogue do conceito de "não resistir ao mal."

2 tipos de hábitos

Ele tem sido visto em toda a nossa vida, somos 15% da vida escravos da rotina, um hábito.. O homem pode e deve ter certos hábitos, sem afetar sua vida. Mas ele pode alcançar a libertação, alterando minimamente o caráter da rotina, os hábitos necessários.

Existem dois tipos de hábitos: hábitos que elevam (positivos) e hábitos que rebaixam (negativos).

  •  Hábitos negativos vão te tornar fisicamente, mentalmente e espiritualmente infeliz. 
  • Hábitos positivos faz você feliz fisicamente, mentalmente e espiritualmente. 
Em sua vida, todos os teus hábitos elevam o teu ser, você será uma pessoa liberta, divina. Se te rebaixam, você sofrerá por problemas físicos, insanidade mental, e/ou negação espiritual.

O hábito é uma obrigação da sua personalidade e da sua mente. Durante esse período, quando você está agindo sob um hábito negativo, você está totalmente na personalidade negativa. É também fato, que se você entrar em qualquer hábito negativo, você vai automaticamente atrair suas 4 irmãs, pois gostam de ficar juntas. Estes cinco hábitos negativos de comportamento e atitude são: avareza, ira, luxúria, apego e ego negativo. Quando uma irmã entra na casa, ela chama as outras para se juntarem a ela.

Cada hábito é suportado por dois tripés:

- Físico, mental e espiritual
- Passado, presente e futuro

Há dois instintos que guiam o homem. Ou melhoram o seu futuro, ou bloqueiam seu aperfeiçoamento do futuro. Se você é consciente disso, e tem um desejo honesto e sincero de melhorar o seu futuro, você sempre vai ter hábitos que te elevam. Se você não ligar mesmo pra Deus, pelo menos ligue para o futuro. Quando você se importa o suficiente com o seu futuro, buscará hábitos positivos que te elevam, você se tornará uma pessoa liberta.

Uma pessoa liberta é sempre uma pessoa feliz. Ela não carece de qualquer conforto material. Ela não conhece nenhum poder na Terra que possa insultá-la. Ela vive em graça neste mundo e quando ela deixa o corpo ela é respeitada por gerações a seguir. Todo mundo pode ser assim.

O maior pecador de ontem pode ser um santo neste minuto. A única coisa necessária é uma decisão: "Sou uma pessoa que almeja um futuro bom e opto por ser uma pessoa liberta, ou quero bloquear o meu futuro e ir pelo aspecto físico-material do mundo?" ...Mantenha uma atitude positiva e promova hábitos positivos durante quarenta dias, e você pode mudar seu destino.

SUGESTÃO PARA MUDAR ALGUM HÁBITO
Faça uma meditação especial, todo dia durante quarenta dias. Mantenha um diário do seu progresso e as mudanças que você passar.

Há uma meditação fundamental que funciona para mudar padrões, hábitos. Chama-se a Kirtan Krya.
Sente-se em linha reta na pose fácil ou em uma cadeira. Medite no ponto testa (terceiro olho),  com os olhos fechados por 11 minutos entoando os sons primais: Sa Ta Na Ma 
Em "Sa" tocar o dedo indicador (Júpiter), com a ponta do polegar.  Em "Ta" tocar o dedo médio (Saturno) com a ponta do polegar. Em "Na" tocar o dedo anelar (Sol), com o ponta do polegar. Em "Ma" toque do dedo mindinho (Mercúrio), com a ponta do polegar.

*Pode também ser interessante a meditação da respiração projetado para ajudar a controlar o comportamento viciado (hábitos).

Comentários

Postagens mais visitadas