Quatro Professores

Coisas que sua mãe nunca lhe contou.


Infelizmente, a maioria dos pais, incluindo os teus e os meus, dependem de instintos e padrões aprendidos com os pais deles. A maioria não yogis. Eles apenas puderam nos guiar dentro dos limites de seus proprios conhecimentos e experiência. Mesmo com a melhor das intenções, suas próprias neuroses e preconceitos coloriram o caminho que nos ensinaram a lidar com nós mesmos e com o mundo.

Não apenas o que nossos pais nos dizem, mas o que eles fazem e o que eles são, nos afetam profundamente e vão formar nossas atitudes básicas em relação a nós mesmos e aos outros. Por sua vez, repassaremos esse legado aos nossos filhos, conscientemente ou inconscientemente.

MÃE
Sua primeira professora é sua mãe. Desde o 120° dia após sua concepção (é no 120° dia que sua alma entra realmente no útero) e nos próximos 3 anos de vida, a influência da sua mãe predomina. Ela é primariamente, a mais poderosa, a mais convincente nas atitudes, hábitos, vícios, relacionamentos e auto-imagem que te acompanha o resto da sua vida. Por bem ou por mal, a influência de sua mãe é quase permanente. O cordão umbilical dura muito além do útero. As sementes de crescer com medo do fracasso, ou o medo do sucesso, são plantadas durante esses primeiros anos.

PAI
Seu segundo professor é seu pai. Dos 3 aos 8 anos de idade, o impacto paterno predomina. Ele é a figura masculina (ou a ausência dela) que fornece o exemplo, o modelo para um filho. Pai é o arquétipo a se imitar, se amar, ou odiar. Pai personifica o "homem". Para uma filha, o papai é o padrão o qual ela irá comparar qualquer outro homem que ela encontrar na vida, para melhor ou para pior.

AMIGOS
O terceiro professor entra na nossa consciência com cerca de 8 anos, sob a forma de irmãos e irmãs, parentes, vizinhos, professores, amigos. Eles assumem um papel importante de influência em nossas vidas. Geram pressão, e a pressão continua a crescer até que se torna enorme atém os 10 anos de idade. Claro que, dadas as circunstâncias ideais, a pressão dos colegas pode ser útil, de apoio, e pode incentivar o crescimento positivo, mas na maioria dos casos, tem o efeito oposto.

PROFESSOR ESPIRITUAL
O quarto professor é o professor espiritual. A maioria de nós, ocidentais, não sabemos o que é "professor espiritual". Sofremos de deficiência coletiva cultural, ex.: carência de educação sobre a natureza e função de um professor espiritual, assim como a necessidade e a importância deste relacionamento nas nossas vidas.

Quem ele pensa que é? Não é uma questão  de "pensar", um professor espiritual genuino SABE quem ele é. Ele teve experiências que confirmaram sua identidade. Sua missão na vida é ajudar outras pessoas a alcançarem a mesma experiência. E quando sua alma deixar o corpo, ele estará lá para ajuda-lo a fazer a transição. Ele trabalha mais no plano não-físico do que no plano físico.

Quando você sobe uma montanha, contrata um guia - alguem que sabe o caminho e a tecnologia para poder te levar ao topo da montanha sem cair ou quebrar o pescoço. Ele cuida dos teus passos. Você escolhe seguir suas orientações ou não. Você tem a mesma escolha no caminho espiritual. Seus professor espiritual é como a corda que te permite subir em segurança até o topo da montanha. Você projeta um link a partir do seu coração e então se segura firme! Ele eleva a você e o seu karma e assim faz com todos os que estão sendo ajudados para atingir o mesmo objetivo. Este link nunca é quebrado pelo professor, mas o aluno tem essa opção o tempo todo, e a maioria o faz. É este laço, este link que criamos com o coração e mentes que permite aos professores a nos libertar de nosso passado, nossa dor, nossos padrões de medo, ciúme, raiva, ódio, que nos trazem tanto sofrimento e nos mantém presos em um estado inferior de consciência.

"Como um martelo e um formão na pedra, quando se encontram, saem faíscas". (yogi Bhajan)
O relacionamento de um aluno e seu professor espiritual deve ser descrita com analogias, porque é fundamentalmente muito diferente de qualquer outro relacionamento que ja teve. O relacionamento não se dá entre personalidades, mesmo que pareça para o aluno.

Um professor espiritual é como uma empilhadeira que vêm à terra, pega você e te eleva aos altos graus de consciência. Quando ele te encontra, como você percebe ele depende de seu degrau de consciência. Ele pode interpretar qualquer papel que você precise para que você evolua.

O TEMPO TAMBÉM É UM PROFESSOR
A vida é uma escola. Nos podemos escolher: Nós podemos aprender as lições pelas mãos do tempo ou pelas mãos do professor. Nosso professor espiritual age como um catalisador para acelerar o processo de aprendizado. Ele nos poupa tempo (as vezes vidas). Ele não necessariamente torna a vida mais fácil, mas faz o teu ser crescer em termos espirituais mantendo o foco. Ele nos desafia a alcançar o mais alto potencial. Ele não irá, nem tem como objetivo, resolver teus problemas, porque isto é o TEU trabalho. Ele lhe dá as ferramentas e te ensina como usá-las para lidar com todas as coisas que nos afrontam. Ele pode sugerir e recomdar, não não pode fazer a escolha por nós.
Nesta Era de Aquário, não é mais suficiente saber sobre algo, precisamos experienciá-la. Um professor espiritual não é um pregador. Muitas pessoas podem escrever maravilhosos livros, fazer palestras fantásticas  e citações em escrituras. Um professor espiritual lhe dá a experiência.

Espiritualidade não pode ser ensinada, deve ser adquirida, é preciso conseguir de alguem que já conseguiu. Por isso a conexão interior com o professor é tão importante.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas