Aulas de Yoga & Chakras



As aulas serão repletas de exercícios de respiração e de asanas (posturas), mantras e meditações, revelando ainda de que modo o trabalho com os aspectos emocionais dos chakras constitui a verdadeira chave do crescimento pessoal.

Profissionais e estudantes da área da saúde que buscam desenvolver maior consciência de sua energia e auto-conhecimento para poder cuidar do próximo. Pessoas de todas as idades e em todas as situações, sem experiência prévia com yoga, podem se beneficiar com a prática. Como uma yoga para "o homem de família", Kundalini Yoga aplica sua ciência ao nosso corpo e mente, e atua no espírito, que não possui limite, nem discriminação. É universal e não-direcionada. è uma yoga para todos.

Prática: Todas as Terças / Quintas - 19:00
Meditação: Todas as Quintas - 21:00 (Gratuito)


Informações: 999620861 (whatsapp) e https://www.facebook.com/events/1086991541347092/
Casa de Shiva - Ribeirão Preto


CHAKRAS
Fonte: Grupo de estudos
(Estude conosco - Palavras com chá)

· Múládhára chakra

Associado ao ânus, Intestino grosso, reto, glândula suprarenal. Sentido do olfato. Elemento Terra. É o império dos hábitos, comportamentos automáticos. O instinto de sobrevivência. “A vida flui ou está emperrada?”
Esse lótus aparece circundado por quatro pétalas vermelhas. Inscrito nesse círculo de pétalas, um quadrado da cor do açafrão, que representa o elemento terra (prithiví). Dentro dele, um triângulo avermelhado invertido, símbolo da yoni, órgão sexual feminino, princípio da fertilidade. No triângulo aparece o lingam, fundamento criador masculino, que brilha como um diamante. Em forma de serpente, enroscada três vezes e meia em torno do lingam, jaz adormecida kundaliní, a energia latente. Não é casualidade essa região ser chamada sacra, que significa sagrada em latim. O bíja mantra, som que ativa esse centro, é Lam.

· Em desequilíbrio (samskara): Sentimento que não faz parte do mundo, é inseguro quanto à sobrevivência. Fraca tanto mental quanto fisicamente.

· Em equilíbrio: Gera coragem, confiança, criatividade.

· Doenças: Constipação, diarréia.


· Swádhisthána chakra

Associado aos rins, bexiga e órgãos sexuais. Sentido paladar. Elemento água. “Consigo me relacionar? Tenho medo?” Entra o relacionamento com o outro, o criar/procriar (ligado à criatividade do 1° chakra). Pela água que rege as emoções é mutável. Tem ligação com a infância, são muito emotivos, de onde vêm a arte para canalizar.
Possui seis pétalas vermelhas, dentro das quais aparece uma Lua Crescente, que simboliza o elemento água (apas). Sobre ela pulsa o bíja mantra Vam.

· Em desequilíbrio: Sentimento de traição, isolamento, abandono. A pessoa fica escorregadia e afetam órgão sexuais gerando impotência.

· Em equilíbrio: Move-se livremente como a água, sem ser afetado, sem ser emotivo. A vida tem mais sabor.


· Manipura chakra
Associado aos órgãos do abdômen e supra renais. Sentido visão. Elemento fogo. Os olhos abertos nos dão controle. O stress vêm pela falta de controle. Todos necessitamos ter controle total em alguma área na vida para não ser necessário controlar a vida alheia. “Queimo velhos hábitos?”
O fogo é a combustão que faz kundalini subir. Os 3 primeiros chakras são imprescindíveis pois são o depósito do poder pessoal. Deve deixar queimar os velhos hábitos em relação à vida de pensar que temos controle de tudo. A raiva tem que ser queimada.
Tem dez pétalas, dentro das quais aparece um triângulo vermelho-alaranjado, representando novamente a yoni. O bíja mantra deste chakra é Ram.
· Em desequilíbrio: Ambição, raiva, desânimo, vê obstáculos em tudo. Não se conhece. Gastrite, náuseas.

· Em equilíbrio: Comando da vida, confiança, propósitos definidos, auto estima.


· Anáhata chakra
Associado ao coração e pulmões. É o amor e compaixão. Elemento ar. Sentido do tato. “aceito o outro como ele é?” A mágoa deprime imunologia. É pior que raiva. Está entre os 2 triângulos superior e inferior, é nele onde tudo se encontra. É ter mente neutra e ver de fora.
Este centro de energia tem doze pétalas que rodeiam circularmente dois triângulos superpostos de cor cinza. Os triângulos formam um yantra de seis pontas, símbolo do elemento ar (bhúta váyu). No centro deste yantra pulsa o bíja mantra Yam. Nele aparece novamente o lingam, indicando a presença de um granthi. 

· Em desequilíbrio: Teimosia, pessoa que serve muito ou muito cruel. Muita mágoa guardada.

· Em equilíbrio: Gostar de todos, não impõe condições, ama incondicionalmente. A área do coração está aberta, sem apegos, sem expectativas.


· Vishuddha chakra

Associado à garganta, cervical, tireóides. Elemento éter. Sentido audição. “estou aberto à comunicação superior?” Caraterizado pela verdade. É o dom da comunicação. O éter é a substância criativa do universo, criou o universo, a palavra cria. Deve expressar o que sente desde seja verdade.
Este chakra sonha e idealiza, o 3° concretiza. O sonho é a limpeza do inconsciente.
Possui dezesseis pétalas de cor púrpura escuro ou cinza. No seu pericarpo, um círculo branco, resplandecente como a Lua Cheia, representa o elemento espaço (ákásha), inscrito em um triângulo invertido da mesma cor. No seu centro vibra o bíja mantra Ham. 

· Em desequilíbrio: Animosidade, auto crítica, incapacitação. Calúnias, fofocas desequilibram o chakra. O universo faz o que queremos, dizer que é difícil é afirmação para o universo, é distorcer a realidade.

· Em equilíbrio: Eu fortalecido para criar coragem para dar o passo na vida para serem o que querem. Enxergar a realidade diferente.


· Ájña chakra

Associado à percepção, pituitária, cérebro. É nossa intuição, como se a alma tivesse presente se comunicando. Intuição protege e age, sabe o que e como fazer. Possui e energia superior junto com o 5° e o 7° chakra. A pituitária conecta corpo e mente. Controla humor, músculos e metabolismo.
No centro do lótus aparece um triângulo invertido vermelho, simbolizando a yoni e, no meio do triângulo, um lingam branco. Rodeando o chakra, duas pétalas luminosas. O bíja mantra desse centro é o Om, considerado o melhor objeto de meditação. O nome do mantra é pranava, que significa veículo do prána.
· Em desequilíbrio: Rejeição da espiritualidade. Fixa em razão e lógica, indecisão, confusão. Depressão é o desligamento da alma. Dores de cabeça, sinusites.

· Em equilíbrio: Favorece a alma e não o ego, toma decisões facilmente. É trabalhado com meditação focando no terceiro olho. O cérebro é usado de forma correta. O sistema endócrino funciona em harmonia.


· Sahásrara chakra
A mente nos foi dada para servir de instrumento para a alma, mas ela se sobrepôs. Devemos controlar a mente com a respiração para que a nossa alma se manifeste. Trazer o céu pra Terra. Associado à pineal (melatonina) e ao cérebro. Purusha.

· Em desequilíbrio: Medo da morte. Diabete, desequilíbrio mental, esquizofrenia.

· Em equilíbrio: Conexão com o eu superior/alma, é o sentimento de unidade. Deixar que o universo tome conta da gente. Sentimento de que somos mais do que carne e osso.
"por cima de todos os outros (...) está o lótus das mil pétalas.”

Comentários

  1. Olá. Tenho grande interesse no curso de yoga e quero saber se existe a possibilidade de acontecer aos aabados.
    Obrigada
    Janaina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas