Hinduísmo

O mais antigo sistema de crença do mundo

Os antigos hindus chamaram de Sanatana Dharma ou o caminho da vida eterna. Para o hinduísmo é mais uma filosofia de vida do que uma religião no verdadeiro sentido da palavra. Milênios após sua originem, milhões de hindus em todo o mundo continuam a seguir os costumes e crenças praticadas e prescritos por seus antigos imperadores, sábios e magos.

De todas os antigas religiões do mundo, o hinduísmo é a única que está viva e próspera até hoje; suportando corajosamente os abalos do tempo, bem como viajantes e transgressores.

Ao longo dos séculos de sua evolução e lapidação gradual, o hinduísmo desenvolveu-se como uma religião altamente personalizada, onde cada hindu é permitido e incentivado a descobrir o seu próprio caminho para chegar ao Todo-Poderoso. Tem que ouvir a sua própria voz da consciência, o Deus interno para decidir o rumo certo para si mesmo. 

O único requisito para ser respeitado, é que a pessoa não saia do caminho do Dharma, e deve se esforçar para atingir Moksha ou Libertação do Kalchakra (samsara), o ciclo de nascimento e morte para alcançar a morada do Supremo Deus.

Os antigos videntes da Índia escalaram os pináculos da Ciência e Espiritualidade, de tal forma que é difícil diferenciar os dois em textos sânscritos clássicos. Eu, sendo um estudante da ciência e pela virtude de crescer em um lar religioso, desenvolvi imenso interesse em descobrir a semelhança entre estes dois ramos de estudos.

Todas as religiões indianas seguem os princípios básicos de filosofia, cosmogonia, transcendentalismo, astrofísica, metafísica, astronomia, astrologia, misticismo e espiritualidade, que combinados, são uma fonte extremamente rica de dados científicos sobre as crenças dos antigos no início da história humana.


Na minha busca por conhecimento, seja em vivências enriquecedoras na Índia, Yoga ou grupos de estudo, tenho me envolvido ao longo dos últimos anos em pesquisas em cima de antigos textos hindus, Jainistas, budista tibetano, Sikista, grego, romano, egípcio, zoroastrismo, judeu, cristão, islâmico, nativo americano e Africano, me esforçando para chegar em um ponto comum e eu percebi que a maioria dos mitos na Índia (e na verdade da maioria das religiões do mundo) apontam para uma fonte comum de toda espiritualidade e ciência.

O meu objetivo é fornecer uma melhor visão sobre as filosofias básicas e mitologias intrínsecas de uma religião que nunca procurou conversões ou confabulações para espalhar sua mensagem, e ainda conseguiu influenciar milhares de pessoas em centenas de países, sem recorrer ao uso de sspada ou evangelização.

Espero que tenha uma experiência enriquecedora, ou que pelo menos seja divertido o suficiente para germinar um novo processo de pensamento em suas próprias mentes. Inicio esta viagem compartilhando um versículo do mais antigo texto sagrado escrito em todo o mundo, o Rigveda .

Aa No Bhadra: Kratvo Yantu Vishvata
Deixe que nobres pensamentos venha até nós de todas as direções

Comentários

Postagens mais visitadas