A de astronomia

Namaste e Bem-vindo ao primeiro post deste ano no Blog :)

Quebrei muito a cabeça sobre o tema certo para começar, e pensei que provavelmente seria bom começar pelo começo - o que implica o começo de nosso universo .

Há uma riqueza infinita de dados astronômicos disponíveis nas antigas escrituras hindus. Eu vou compartilhar primeiro nosso conhecimento atual sobre a astronomia e, em seguida, podemos compará-lo com os detalhes fornecidos nos textos antigos para obter uma imagem clara sobre onde nós estamos.

Astronomia moderna nos fala sobre um universo único, composto de matéria escura e de corpos celestes brilhantes como as galáxias , estrelas , planetas , asteróides , satélites etc. Acredita-se que toda a matéria (e anti-matéria) tenha surgido cerca de 14 bilhões de anos atrás, a partir de uma explosão momentânea chamada de Big Bang .

AFASTANDO DA Terra em direção ao Universo

Quanto às descrições bíblicas, o meu favorito é Shrimad-Bhagavat Puraan ( baixe grátis aqui ), devido à sua abordagem extremamente científica, e vou usar trechos deste magnífico livro para apresentar os dados que eu tenho certeza que vai ampliar a sua mente, se você tem algum interesse em astronomia!

Dentro desta obra-prima literária, é possível encontrar descrições dos diferentes planetas de nosso Sistema Solar e além, a nossa galáxia, sistemas planetários diferentes, bem como o nosso universo inteiro! Vamos ver o que ela tem para oferecer a um leitor interessado em termos de astronomia.

Universo de acordo com o Srimad Bhagavatam

A Mitologia hindu fala sobre dois reinos separados nesta criação - o espiritual e o material.

O Reino Espiritual é cheio de esplendor de um Senhor Supremo, que se espalha por todo reino e expulsa a escuridão de cada um e de todos os cantos do reino. Todas religiões que adoram Deus como um ser de luz brilhante adoram o mesmo brahmajyoti .

O reino espiritual

Este céu Supremo acredita-se ser a morada do Supremo Brahman nos Vedas, Allah no Alcorão, Jeová nos textos judaicos, Purakh Param em Sikhismo e Rei-de-Reis na Bíblia. Esta é a Morada Suprema pela qual todas as almas no reino material lutam e chegam após atingir o Nirvana. Srimad Bhagavatam, chama isso de a morada do Senhor Krishna , que reside em Sua morada espiritual de Golok Vrindavan.

Em torno deste mundo central, existem outros planetas espirituais que giram em torno dele como os planetas do sistema solar giram em torno do sol. Eles são conhecidos, coletivamente, como os planetas Vaikuntha e cada um deles é a residência de uma forma divina de Vishnu.

O reino espiritual de Bhagvat Puraan

Em cada um destes planetas residem encarnações diferentes do Senhor Vishnu, de sua consorte Lakshmi, e de almas puras que foram capazes de transcender os laços materiais.

Em uma parte deste imenso reino brilhante, como uma "nuvem escura em um céu brilhante", encontra-se a criação do reino material, onde as almas individuais como VOCÊ e EU nascemos, evoluímos, existimos, comemos, ganhamos, reproduzimos e finalmente, morremos. Este reino ocupa cerca de 1/4 de todo o espaço do reino espiritual e é mostrado sob o lótus no canto direito da imagem abaixo.

Reino material em um canto do reino espiritual

Mesmo que o Reino Material seja criado para as almas que querem viver uma vida independente, o Senhor, por meio de Suas expansões infinitas, ainda garante que eles possam fazer uma boa viagem. Ele toma a forma de Sri Maha Vishnu para a criação deste reino material, e é a partir dele que tudo neste mundo emana.

Agora, há UMA diferença importante na noção hindu sobre o mundo material e os conhecimentos científicos atuais sobre isso. Escrituras Hindus afirmam que o reino material é composto de bilhões e trilhões de universos e não apenas um único (!)!


Bilhões e bilhões de universos

Cientificamente, ainda é indeterminado se o universo existe por si mesmo ou se é apenas um dos inúmeros trilhões dentro de um maior Multiverso, o próprio contido no Omniverso, que é o mundo material. Mas, de acordo com as escrituras, o Universo em que vivemos, é apenas uma parte infinitesimal PEQUENA de toda a criação material e todos esses zilhões de universos nascem ao mesmo tempo da mesma fonte - Shri Maha Vishnu

SEMPRE que Maha Vishnu expira, um universo emerge de CADA um de seus poros do corpo e com cada uma de suas inspirações, TODOS esses universos fundem atrás de seu corpo! Os múltiplos universos gerados estão flutuando, e eles estão espalhados por todo o Oceano Causal.

Universos emergentes de Sri Maha Vishnu

O simples pensamento de tantos universos nascendo, expandindo e dissolvendo novamente em única respiração do Maha Vishnu é fantástico e realmente (para usar o trocadilho) de tirar o fôlego!

Madame Blavatsky , fundadora da Sociedade Teosófica, descreve este fenômeno assim:

"O Grande Sopro sai e retorna novamente. 
À medida que vai para o exterior, objetos, mundos e homens aparecem. 
À medida que vai para o interior, todas as coisas desaparecem na fonte original. 
A Grande Respiração é, por assim dizer, a universal e eterna Perpetuum Mobile."

Na verdade todo o nosso Universo (que pelas estimativas atuais tem cerca de 13,7 bilhões de anos de idade), nasceu de uma exalação única do Senhor e irá fundir de volta a ele com a sua próximainspiração! O conceito também se encaixa na teoria do Big Bang, como o momento em que surge a partir de poros do corpo de Vishnu é o momento do Big Bang para cada Universo!

Big Bang - o nascimento do universo

Depois de explodir para fora do corpo de Maha Vishnu, cada Universo continua a expandir-se, e depois de atingir um limiar crítico, começa a se contrair até que seja assimilado de volta ao corpo do Senhor Maha Vishnu! 

Eu pensei que este era provavelmente um exemplo isolado de menção de um Multiverso e, talvez, não era da forma que eu estava interpretando. Mas para minha surpresa, o conceito de Múltiplos Universos é amplamente aceito e reconhecido na Cosmologia Hindu!


Múltiplos Universos em Escrituras

Os Puranas estão cheios de descrições de vários, bem como universos paralelos. Escrituras hindus também declaram que há vida inteligente lá fora no Universo! 

Vou compartilhar com vocês alguns exemplos de diferentes textos para ilustrar esse ponto de vista.

Srimad Bhagavatam [6.16. 37] elogia o Supremo Senhor Vishnu nas palavras: 
Existem inúmeros universos além deste, e embora sejam ilimitadamente grandes, eles se movem como os átomos em você. Estes, portanto, são chamados de "sem-limites". 

No versículo 10.14.11, mais uma vez afirma: 
Universos ilimitados passam através dos poros do seu corpo, assim como partículas de poeira passam através das aberturas de uma janela blindada.

Shiva no verso 9.4.56 novamente menciona assim: 
Meu querido filho, eu, o Senhor Brahma e os outros devas, que se deslocam dentro deste universo, não podemos apresentar qualquer poder para competir com a Suprema Personalidade de Deus, pelo que Universos Inumeráveis ​​e seus habitantes passam a existir e são aniquiladas pela simples direção do Senhor Hari.

Shri Hari Vishnu, a causa de toda a Criação

Opiniões semelhantes são compartilhadas por Brahma no Brahma Vaivarta Puraana onde uma menção de Múltiplos Universos Paralelos é feita:

E quem vai pesquisar as amplas infinidades de espaço para contar o universos lado a lado, CADA um contendo seu Brahma, seu Vishnu, seu Shiva? Quem pode contar os Indras neles, todos aqueles Indras lado a lado, que reinam ao mesmo tempo em todos os mundos inumeráveis, aqueles outros que passaram antes deles, ou até mesmo os Indras que se sucedem em qualquer linha, de ascensão a realeza divina, um por um, e um por um, vindo a falecer?

Escrituras hindus declaram que há vida inteligente lá fora, e isso é a PRIMEIRA menção de ALIENS na literatura mundial!

A conclusão óbvia a partir deste conceito é que, de acordo com as escrituras, existe mais de um Universo em nossa criação e este tema tem sido debatido pelos cientistas modernos. Vamos ver o que as nossas noções atuais de teoria científica tem a dizer sobre isso.


Múltiplos Universos em Ciência

A grande comunidade científica acredita em múltiplos universos existindo talvez em dimensões paralelas. Aqui, eu gostaria de apresentar-lhe talvez a mente mais brilhante de nosso tempo - Stephen Hawking, cujo trabalho fenomenal - Uma Breve História do Tempo, é de longe o livro mais importante de Ciência Espacial no mundo.

Obra-prima de Stephen Hawking

Nesta obra, o Sr. Hawking fala sobre algo conhecido como Condições de Contorno Caóticos e Teoria Antrópica. Ele afirma:
"De acordo com o Princípio Antrópico Forte, há tanto muitos universos diferentes ou regiões diversos de um único universo, cada um com sua própria configuração inicial e, talvez, com seu próprio conjunto de leis da ciência."

Esta simples frase afirma que a probabilidade de desenvolvimento de nosso universo como único a partir do do big-bang é muito menor do que a probabilidade de Múltiplos Universos nascendo dele!

Múltiplos Universos emergentes do Big Bang

A idéia de universos paralelos / alternativos tem sido amplamente mostrada em muitos filmes de Hollywood, como o recente Star Trek (2009), FAQ (2004), e o filme de Jet-Li O Confronto (2001).

O que é interessante para mim, é que a menção de Múltiplos Universos vem das escrituras muito antes que a ciência moderna chegou a um acordo sobre a aceitação de sua existência. Viagem no tempo, os antigos iogues só poderiam ter compreendido a natureza básica do nosso Universo através da sua meditação rigorosa e penitência!

Até agora, a ciência tem sido incapaz de nos dizer o que existia ANTES do Big Bang. ONDE é que a explosão ocorreria se não houvesse nada antes de acontecer? O QUE causou a explosão em primeiro lugar?

Mas se compreender os conceitos de Srimad Bhagavatam podemos compreender a ciência, assim como a fé por trás disso. O espírito científico de antigos Rishis me faz curvar em reverência, e se você ler os textos com uma mente aberta, vai surpreender você com a sua visão filosófica profunda também.
Yogis antigos decifrar o universo através da meditação

Tais crenças antigas não são apenas mitos, mas parábolas para explicar princípios científicos profundos para o homem comum.

Abordarei temas mais interessantes nos posts a seguir, e vou tentar abordar o maior número de disciplinas científicas que eu possa usar para entender e decodificar os mitos e lendas da antiga tradição hindu. 

Agora, concluo este post com o curioso Nasadiya Sukta do texto mais antigo da humanidade, o Rigveda [10.129] que conta a busca dos antigos Rishis para encontrar origens não só desta criação, mas do próprio Deus:

Comentários

Postagens mais visitadas