Criação de Brahma

Sempre houve discussão no mundo científico se um ser intelligente criou este mundo, ou se o mundo levou à criação da inteligência. Soa como o caso do nascimento do ovo ou da galinha. No entanto, na Cosmologia Hindu, o processo de criação é mais significativo do que uma explosão aleatória. Aqui, vou compartilhar o Fenômeno criação como descrito pelas escrituras hindus e levá-lo através da teologia, bem como detalhes evolutivos escondidos neles.

Swami Vivekananda , um dos defensores mais intelectuais do hinduísmo diz: "Filosofia indiana vai além tanto da intelligência, bem como da matéria, e descreve um Purusha, do qual a inteligência emana como uma luz. Este Adi-Purush ou Ser Original, de acordo com o Bhagavad Puraan, é o Supremo Senhor Vishnu .

Adi Purush, Shri Vishnu Hari

No primeiro post { A de Astronomia } vimos que existem dois reinos diferentes da criação - espiritual e material. Enquanto o reino espiritual é a morada das almas puras que vivem nos planetas Vaikunth, as almas materialistas (como eu e você) nascem em planetas diferentes, em diferentes galáxias de diferentes universos do reino material. Há um conceito importante que precisamos entender aqui: no reino material, não existe um, nem dois, mas três diferentes formas de Senhor Vishnu e todas estas três formas só existem no reino material.


As três formas de Vishnu


A primeira e principal forma do Senhor Vishnu no reino material, é a de Shri Karanodak-Shayi Maha Vishnu ou Narayan ("O que repousa em água"). O Senhor Vishnu reclina em águas cósmicas do Oceano Causal ("Que Gera Tudo"), conhecido como Karan-Odak que emana de seu próprio corpo e preenche a metade inferior do reino material.

Shri Maha Vishnu, deitado no Oceano Causal gerado a partir de si próprio
 

Shri Maha Vishnu é a única entidade presente na criação material e esta forma é chamada Kaal-Swabhavah ("fundação do espaço-tempo continuo"). Ele forma a base da física quântica que rege este Universo nos níveis sub atômicos e super galáticos. Com o surgimento da primeira forma, a criação no reino material começa. O palco material ainda não manifesto da natureza é chamado Pradhan. Até este momento, não há nenhuma palavra ou expressão, nenhuma mente ou elemento, nem os três modos da bondade, paixão e ignorância. Não há vida ou inteligência, nem prazeres ou dores e nem demônios ou deuses. Não há éter, água, terra, ar, fogo ou Sol, nem os diferentes estágios de consciência: sono, vigília e sono profundo. No entanto, este Pradhan é a substância original da natureza material e a base de toda a Criação.



Criação começa no reino material


O primeiro passo na criação é chamado de PRIMEIRO Sarga:
  • Por causa do desejo de Maha Vishnu, surge uma perturbação no equilíbrio das três qualidades de Satva, Rajas e Tamas que resulta na formação de uma matéria sutil imperceptível chamado de "Mahat" .
  • Esta matéria sutil não pode ser percebida pelos nossos sentidos materiais, no entanto, é a base de tudo o que se segue! É a partir deste Mahat, que a inteligência ou "Buddhi" manifesta o sentido de "Aham" ou Ego.

Mahat emanado por Shri Maha Vishnu 

É Purusha que resulta na formação de ambos matéria sutil e inteligência, que dá origem a mente ou "Manas".

  • Na SEGUNDA Sarga, a mente dá origem a cinco elementos básicos, o Pancha-Mahabhoota que, como as três cores primárias, dão origem a matéria em suas várias formas através das suas permutações e combinações diferentes. Os cinco elementos básicos são:


  • O TERCEIRO Sarga consiste nos Indriyas que incluem as cinco percepções sensoriais - visão, audição, olfato, tato e paladar e os cinco órgãos de ação - boca, mãos, genitais, ânus e pés.


Estas três fases de criação são conhecidos como PRAKRITI Sarga. Como eles não são uma criação da Brahma, passam a existir a partir da energia de Vishnu e é conhecida como Prakriti.


Criação do nosso Universo

Após esses blocos básicos de construção, o palco estava pronto para a criação do nosso Universo (e certamente outros universos também!).

Como vimos, múltiplos universos emergem dos poros infinitos de Shri Maha Vishnu cada vez que expira. Vishnu, mais uma vez, entra em cada um desses universos em forma de ovo em sua segunda forma como Shri Garbhodak Vishnu.

Cada universo emergente de Maha-Vishnu contém um Garbhodaka-Vishnu

Esta segunda forma de o Senhor reclina sobre a Grande Serpente Ananta (Sem-fim) e é o mantenedor de seu respectivo universo. Para usar uma analogia,Garbhudaka-Vishnu é como o governador de um estado, enquanto Maha-Vishnu é o Presidente do país! Esta forma particular de Vishnu é também conhecido como Hiranyagarbha (Nascido-do-Ovo-Dourado), porque ele se forma no interior do ovo universal ou Brahmand .

Shri Garbhodaka-Vishnu, primeiro ser vivo em cada universo


Após um período de 1.000 Maha-Yugas, um botão de lótus emerge do umbigo de Vishnu, dentro do qual está Brahma, sendo o primeiro mortal em cada universo. A haste deste lótus cósmico conecta Brahma ao Umbigo de Vishnu, lembra o Cordão Umbilical, que liga um bebê a sua mãe! Em certo sentido, Garbhodaka-Vishnu é o pai, assim como mãe de toda a criação, começando em primeiro lugar com o Senhor Brahma.

Senhor Brahma, primeiro ser mortal em cada universo

Imagine a situação do Deus-criador Brahma, quando teria aberto os olhos pela primeira vez. Ele deve ter ficado tão perdido como um bebê recém-nascido! Brahma não sabia o propósito de sua existência. Tentando olhar ao seu redor, brotaram cinco cabeças que lhe permitia detectar qualquer atividade em qualquer direção, mas não conseguia ver nada além da escuridão ao seu redor. Para limpar sua confusão, ele então decidiu explorar a haste da lótus a partir do qual ele surgiu, mas chegou a um beco sem saída. Depois disso, ele entrou em meditação por 100 Maha-Yugas. Para ajudar Brahma, Garbhodak-Vishnu se fez visível a Brahma.

Shri Garbhodakshayi Vishnu torna-se visível para o Senhor Brahma
Brahma ficou paralisado com o espetáculo divino de Vishnu em azul e ouro deitado sobre a grande serpente com milhares de cabeças nas águas do oceano Garbh! Vishnu disse então a Brahma o seu propósito de existência e, percebendo a magnitude do trabalho que estava à sua frente, Brahma muito compreensivelmente ficou sem palavras! É como ser solicitado pelo chefe para criar um novo modelo de negócios quando você não sabe nem para qual indústria está trabalhando. Felizmente, Vishnu, o Adi-Purush que no mais nobre dos sacrifícios pediu que Brahma usasse porções do próprio corpo de Vishnu para iniciar o processo! É a partir daqui que a criação real de Brahma começa.


Criação dentro de cada universo

Começamos, finalmente, com a criação do nosso universo como o conhecemos. O evento ocorreu a aproximadamente 155.524.752 trilhões de anos solares atrás! Cada universo tem uma forma pessoal de Vishnu e um Brahma Individual também. Há bilhões e bilhões de Brahmas no reino material, cada um cuidando da criação de seu próprio universo!

Senhor Brahma começa Criação

Na QUARTA fase da criação, conhecida como Mukhya Sarga, Brahma cria primeiro os objetos imóveis, tais como planetas, terra, montanhas, etc, que não têm qualquer capacidade inerente de movimento (os planetas se movem devido à gravidade e não têm nenhum movimento próprio).

Na QUINTA fase, chamada de Tiryak Sarga, Brahma cria seis diferentes tipos de vegetação como árvores, ervas, trepadeiras, etc... 12 variedades diferentes de aves e 28 classificações diferentes dos animais.

A SEXTA fase consiste na criação de semideuses e outras espécies avançadas da vida, portanto, é conhecida como Deva Sarga. A maioria das divindades importantes foram criadas nesta fase da criação de Brahma.

Os primeiros a chegar são os 4 Kumaras Eternos, as primeiras versões de Vishnu. Essas crianças angelicais permanecem os mesmos na aparência ao longo de suas vidas, que são tão longas como a do próprio Brahma! Mas todos eles optaram por seguir o caminho da espiritualidade, recusando a ordem de Brahma para dar início à procriação.

Brahma ficou tão frustrado que a partir de sua testa (a região do terceiro olho) surgiu uma criança azul escuro gritando! Este bebê chorando recebeu o nome de Rudra!

Rudra nasceu da testa de Brahma

No entanto, Rudra também decidiu seguir o caminho de Tapas ou penitência e Brahma ficou mais uma vez muito decepcionado. Depois de muita persuasão por Brahma, Rudra concordou em ajudar e deu origem a mais 10 seres com a mesma aparência que ele (fissão binária?). Eles são conhecidos como os 11 Rudras, um dos quais é o Senhor Shiva .

A pedido de Brahma, novamente, surgiu Rudra Ardhanarishwar gerando um princípio feminino (reprodução assexuada?), chamada Rudrani.

Cada um dos 11 Rudras geraram uma consorte proporcionando a Brahma grande satisfação de ver suas criações se multiplicarem. No entanto, os Rudras eram todos feroz, uma vez que representavam o poder da destruição de Shiva!

Os 11 Rudras

Percebendo que não queria povoar o mundo com a descendência de Rudra, Brahma criou então 10 Manas Putras apenas visualizando-os em sua mente! (Oi? Eu gostaria de poder terminar meu trabalho só de pensar nisso!)

O primeiro Rishi - Um dos Manasputras da Brahma


Esses filhos nascidos da mente de Brahma são: Atri, Angiras, Atharva, Bhrigu, Daksh, Marichi, Pulah, Pulatsya, Vasishtha e o mais novo Narad.

Todos esses filhos escolheram seguir os passos dos Kumaras, recusando a se envolver no processo de procriação, Brahma novamente ficou cheio de energia negativa.
Isso resultou na criação dos Asuras, que na linguagem comum são conhecidos como Rakshas ou demônios. Este aspecto escuro de Brahma, de qualidade Tamásica, levou à criação da noite.


Asuras ou Demônios

Focando sua energia positiva, novamente, Brahma agora em seu aspecto mais puro, de qualidade Satvica criou as divindades ou Devas. São semideuses iluminados que se tornaram os cuidadores de diferentes aspectos da criação material. Este aspecto brilhante da personalidade de Brahma também levou à criação do dia.

Devas ou semideuses

Asuras surgiram antes dos Devas! Lembra um pouco da derrota dos Titãs, da mitologia grega, que foram expulsos do céu por seus irmãos mais novos, os Deuses Olimpianos.

A próxima criação de Brahma foram os Pitras ou Manes. Vale a pena mencionar que o planeta dos Pitras tem o dia e noite igual a uma quinzena de cada um dos seres humanos. (Em um post mais tarde eu vou discutir como isso se relaciona com a Teoria da Relatividade de Einstein !)

Pitras ou Manes

Brahma agora se manifesta como outras divindades, como a Deusa Saraswati e Gayatri, os quatro Vedas , a deusa dos partos Prasuti e elementos como emoções e música.
Prasuti tornou-se a cônjuge de Daksha, o mais velho dos Mana-putras, e é aí que a criação começou! É interessante notar que a palavra sânscrita para trabalho de parto é também Prasuti, provavelmente um reconhecimento por ela ser a primeira mulher a dar a luz a um filho de parto normal!


Assim, Daksha se tornou o segundo Prajapati depois de Brahma, o guardião de toda a criação. Com isso, a Deva Sarga chegou ao fim e Senhor Brahma, que deve estar completamente esgotado, decidiu fazer uma pausa. Sentou para observar a sua obra e tomou a forma Rajásica.

Este aspecto apaixonado da personalidade de Brahma levou à criação, a partir do seu corpo, de uma que se parecia muito com ele! Este foi o primeiro homem, Swayambhu Manu (Nascido-de-si), que nasceu com o Kaya de seu pai Brahma ( Ka -Brahma, ya -forma). Curiosamente, o mesmo incidente é conhecido na Bíblia, como "O homem foi criado à imagem de seu Criador!"

Swayambhu Manu, o primeiro homem

Interessante notar que as tribos germânicas chamam seu ancestral de Mannus, que é também a raiz da palavra inglês man, assim como Manu é a raiz da palavra hindu Manushya! Junto com Manu, surgiu a fêmea Shatrupa e Brahma atribuiu a eles o planeta Terra. Assim, os seres humanos, os descendentes de Manu e Shatrupa, receberam o consentimento para preencher o mundo e até hoje nós não mostramos nenhum sinal que iremos parar! :)

Manu e Shatrupa - Adão e Eva hindu

Neste contexto, observa-se semelhança com o personagem Agente Smith no filme Matrix, onde ele diz à Neo: "Os seres humanos são como vírus, vão se multiplicando até que esgote todos os recursos de um determinado lugar e, em seguida, passam para pastos mais verdes..." 

Na SÉTIMA fase, a criação dos seres-humanos, é conhecida como Manushya Sarga.

Na OITAVA fase, chamada Anugrah Sarga, outras espécies com poderes mágicos foram criados como os Yakshas, ​​Gandharvas, Sarpas, Apsaras, etc. Algumas destas espécies são bodosas enquanto outras são maléficas.

A NONA e última fase da criação de Brahma é chamada de Kaumar Sarga onde os quatro Kumaras Eternos reaparecem.

Com isso termina o processo desgastante da criação. Se você confunde os detalhes e aspectos técnicos da criação, imagine Brahma!

Brahma olha para sua criação com alívio
 

Na minha opinião, seria uma oportunidade de ouro para qualquer artista ter a liberdade para expressar a sua criatividade, sem qualquer restrição, utilizando nada menos do que a forma sublime de Purusha! Interessante notar que o 4 Kumaras, bem como os 10 Manas Putras são mais velhos do que os Devas e Asuras, portanto, eles são encarados com profundo respeito por ambos. Além disso, a criação de Brahma segue de perto a aparência real dos elementos no nosso Universo. O primeiro a aparecer são os elementos intangíveis como os prótons, nêutrons, etc, seguido por matéria na forma gasosa, seguido pelos planetas imóveis e montanhas, depois a vegetação, pássaros, anfíbios e os animais e, finalmente, as espécies mais elevadas.

Além disso, o modo de reprodução é nitidamente ASSEXUADO no início (como pode ser visto com a geração de Rudras e Rudranis ) e torna-se SEXUADO somente após a germinação de Daksha e sua consorte Prasuti!

A terceira e ultima forma do Senhor Vishnu no reino material é Shri Kshirodak-Shayi Vishnu, presente em cada átomo da criação como "Parmatma" ou Grande-Alma. Seu veículo é a águia dourada Garuda, e é a partir dele que todos os Avatares se originam! Kshirodak Vishnu mora no planeta Shvet-dvip no Dhruv-Loka, reclinado sobre o Sheshnaag (O-Que-Mantém) com sua consorte Lakshmi e supervisiona toda essa criação acima!

Shri Kshirodakshayi Vishnu, o benfeitor de todos os devotos

Há muito mais complexidade envolvida no processo de criação, mas espero ter sido capaz de tornar simples o suficiente para sua compreensão! Vou terminar este post com os versos de Purush Sukta, que expõe o sacrifício supremo da Purusha que resultou no início da Criação:




sahasrapat sahasrakshas 
vritva sa bhumim vishvato 
dhashangulam atyatishthad 
sarvam evedagam purusha 


bhavyam yaccha yadbhutam 
syeshanaha utamritatva 
natirohati yadanne 
etavanasya mahima 

ato purushaha jyayagamshcha 
bhutani vishva padosya 
divi mritam tripadasya 
udaitpurushaha tripadurdhva 


bhavatpunaha padosyeha 
Kramat vishvajya tato 
abhi Ashane Sashana 
viradajayata tasmad 

adhi virajo Purushah 
sa jato atyarichyata 
puraha bhumimatho pashchad 
havisha yatpurushena 

atanvata Yajnam deva 
asyasidajyam vasanto 
sharaddhavihi idhmash Grishma 

paridhayaha saptasyasan 
kritaha samidhah trissapta 
tanvanaha yadjajnam deva 
pashum Purusham abadhnan 

barhishipraukshan Yajnam also 
Purusham jatamagrataha 
ayajantaha deva tena 
rishayashchaye sadhya 

sarvahutaha yajnat tasmad 
vrishadajyam sambhritam 
gashchakre pashugamstya 
gramashcaye aranyan vayavyan 

yajnat tasmad sarvahutaha 
jijignire richassamani 
tasmat jijignire chandhagamsi 
ajayata tasmad yajus 

ajayata tasmadashva 
dataha cobhaya ke ye 
have jijignire tasmat gavo 
ajavayaha jnata tasmad 

vyadadhuhu yatpurusham 
vyakalpayan kadhita 
bahu kau kimasya mukham 
padavuchayate kavuru 

mukhamasit brahmanosya 
kritaha rajanyah bahu 
yadvaishyaha tadasya uru 
ajayata shudro padhyagam 

jataha manaso Chandrama 
ajayata suryo chakshoh 
mukhad indrash chagnishcha 
pranadvayur ajayata 

riksham asidanta nabhya 
samavartata dyauḥ shirshno 
shrotrat bhumirdishash padhyam 
akalpayan lokagamm tada 

mahantam Purusham vedahametam 
tamasastu Adityavarnam stop 
vichitya dhiraha Rupani sarvani 
abhivadan kritva namani yadaste 

purastadya mudajahara Dhata 
tasraha pradishashcha pravidvan Shakrah 
amrita iha tamevam bhavati Vidvan 
ayanaya pantha vidyate nanyah 

ayajanta Yajnam yajñena devaha 
pradhamanyasan dharmani tani 
mahimanas thee sacante Nakam 
santi yatra devaha sadhyah pūrve 

prithivyai sambhutah rasacca adbhyas 
samavartatadhi vishvakarmanas 
rupameti vidadhad Tvashta tasya 
vishvamajanamagre tatpurushasya 

mahantam Purusham vedahametam 
parastat tamasah Adityavarnam 
amrita iha tamevam bhavati Vidvan 
vidyate'yanaya pantha nanyah 

antaha garbhe prajapatishcharati 
vijayate bahudha ajayamano 
dhirah tasya parijananti yonim 
marichinam vedhasaha padamicchanti 

I devebhya atapati 
I devanam purohitaha 
I devebhyo jataha purvo 
brahmaye ruchaya namo 

janayantaha Brahmam rucham 
tadabruvan aggressive deva 
vidyat brahmano yastvaivam 
asanvashe tasya deva 

patnyau hrishcha lakshmishcha you 
parshve ahoratre 
rupam nakshatrani 
vyattam ashvinau 
manishana Ishtam 
manishana amun 
manishana sarvam 


Shantihi Om shanti shanti

 


Um milhão de cabeças tem Purusha,

um milhão de olhos, um milhão de pés.

Assim envolve a terra por todas as direções

e transcende em 10 dígitos.



Purusha sozinho é o todo,
o que foi e que será.
É realmente o dono da Imortalidade
que sustenta pelo alimento.

Tanto é sua grandeza;
que realmente, Purusha é superior a esta.
Todas as criaturas são um quarto dele.
Os outros três quartos são imortais e divinos.

Os três quartos de Purusha ascenderam,
um quarto dele se tornou novamente existente,
com isso, manifestou para todas as direções
os seres terrestres e celestiais

Dele nasceu Viraj e
de Viraj surgiu o Purusha.
Tão logo surgiu,
se espalhou adiante e por de trás da terra.

Com a oferenda de Purusha,
os deva-s executaram o sacrifício.
A primavera foi a manteiga clarificada,
o verão foi o combustível 
e o outono foi a oferenda sagrada.

Assim pelo sacríficio de asperção na grama sacrificial,
primeiro surgiu Purusha.
onde os deva-s, que eram sadhyas e rishis,
o sacrificaram

Do grande sacrifício geral,
a manteiga clarificada gotejante foi coletada
Deste ciclo foram criados as criaturas do ar e os animais,
tanto os selvagens como os domesticados.

Do grande sacrifício geral,
os versos sagrados do Rig e do Sama germinaram.
Dali encantamentos sagrados germinaram
Deles Yajus surgiu.

Dele os cavalos nasceram.
Dele todos os rebanhos com 2 fileiras de dentes.
Dele as vacas foram geradas,
Dele as cabras e ovelhas nasceram.

Quando Purusha foi dividido em vários?
O que se tornou seu rosto?
E seus braços?
Como chamam suas pernas e pés?

Seu rosto era o brahmana,
seus braços eram feitos de rajanya.
Suas coxas se tornaram o vaishya,
de seus pés foi produzido o shudra

A lua foi gerada de sua mente,
e de seus olhos nasceu o sol;
Indra e Agni nasceram de seu rosto e
Vayu de sua respiração.

De seu umbigo veio a atmosfera,
da sua cabeça foi feito o céu,
De seus pés a terra, de seus ouvidos as direções.
Então eles formaram os mundos.

Havia sete portões,
três vezes sete combustíveis para oferenda foram preparados
Para aquele sacrifício dos devas,
prenderam Purusha como um animal

Pelo sacrifício os devas fizeram
o culto do sacrifício
Aqueles do dharma primal,
pela grandiosidade de suas adorações,
fazem assim como os sadhyas e os devas.

Comentários

Postagens mais visitadas